jueves, 24 de marzo de 2011

Pesca tradicional en Portugal: Arte Xábega

Dejo un vídeo que me parece llamativo y que vi en su día. Desconozco si en algunas partes de Galicia o en el resto de España se practica este tipo de arte, pero me parece interesante (manías que tiene uno con las cosas tradicionales).



Dejo también un texto en el que se explica lo referente a este tipo de pesca y que aunque está en portugués, creo que se entiende.

Os meses de Verão, por serem usualmente períodos do ano em que a agitação marítima é menos frequente, são propícios ao uso de uma das mais tradicionais artes de pesca que podem encontrar-se nas praias do concelho, a Arte Xávega.

Esta tradição milenar, (do árabe xabakâ, rede de pesca), foi utilizada em toda a costa portuguesa e antecipou-se a muitas outras que lhe sobrevieram. Na vila de Sesimbra é conhecida por "artes do Caneiro", por ter sido tradicionalmente usada na zona da baía com esse nome, cujo fundo arenoso lhe é favorável e permite o arrasto sem que as redes fiquem presas no fundo. É, porém, na praia do Moinho de Baixo que a Xávega tem maior expressão, mantendo-se viva pela actividade de pessoas que vêem nesta arte de pesca uma fonte de sustento complementar.

A Xávega pode assumir duas modalidades: de arrastar para terra ou de arrastar para bordo. Na primeira, o barco que transporta a rede sai de um local específico na praia, onde fica fixo um dos cabos da rede e, num movimento circular, deixa-a ao largo, trazendo então para terra o outro cabo. Na segunda, as redes são aladas para dentro dos barcos que as levavam para o mar.

Apesar de todo o trabalho envolvido, o sistema de pesca é simples. A Xávega possui um saco de rede, cuja boca se prolonga para um e outro lado, ao longo de extensas mangas ou alares de rede, diminuindo a sua altura para as extremidades cujo comprimento é, em média, de cerca de seis vezes o comprimento total do saco. Os cabos de alagem são amarrados no extremo destas mangas. Uma vez largada, a rede assenta no fundo, mantendo a sua verticalidade mediante bóias e pesos de chumbo, conservando-se assim aberta a boca do saco.

Este tipo de pesca conserva ainda hoje uma particularidade que tem a sua origem num costume antigo, assente no facto de ser aceite pela companha de pesca a ajuda de quaisquer pessoas que desejem participar, tendo estas também um quinhão da pescaria. Maquetas representativas desta arte de pesca, que caracterizam a essência da vida comunitária em Sesimbra, podem ser observadas no Núcleo Museológico do Mar do Museu Municipal.
Texto Original retirado da Página ca Camara Municipal de Sesimbra: http://www.cm-sesimbra.pt


Saludos a los vecinos portugueses.

7 comentarios:

  1. Hola Javi, en Galicia también se usaba y se le conoce como "rapeta", al menos en estas rias.

    En verano se solía echar al amanecer o al caer la noche, en no pocas ocasiones de pequeño ayudé a tirar de las cuerdas.

    Hoy por hoy está prohibido su uso, ya que es un arte nada selectiva y que pesca mucho 'pezqueñin', hace verdaderas masacres de minitallas.

    Un saludo compañero

    ResponderEliminar
  2. Gracias Anxo. Me sonaba que por tierras galaicas se hacía algo si no similar, muy parecido al menos.
    Tienes razón en lo de que arrasa con las minitallas; es logíco, aunque por lo que veo los portugueses aún siguen practicándolo.
    Un saludo!!

    ResponderEliminar
  3. Hola, acabo de descubrir el blog, esta muy bien.

    En Asturias creo que tambien se utilizaba esa técnica pero no me hagas mucho caso.

    Un saludo.

    ResponderEliminar
  4. Hola Dani, tu blog ya lo conozco desde hace tiempo y de hecho si no me equivoco, somos casi vecinos.
    No sabía que en Asturias también usáramos esta técnica o alguna variante, así que gracias por el aporte.
    Un slaudo y bienvenido ;)

    ResponderEliminar
  5. boa noite eu sou de Portugal, esta pesca e praticada durante todo ano ainda em certas regioes do norte de portugal na Cidade de Espinho ha uma parte da cidade que tem o bairro dos pecadores que esta pesca e praticada durante todo o ano .
    so se pratica en sitios que o fundo sao totalmente de areia. antigamente as redes eram puxadas por animais (touros) agora e com tractores.
    a.melo
    pescagrades.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Hola Antonio.
    Muito obrigado por la información. Lo de practicarla en fondos de arena, siendo como es la técnica, es perfectamente lógico.
    Saludos, vecino.

    ResponderEliminar
  7. Muy interesante, no se mucho portugués, jejeje, pero creo que entendí la idea, saludos.
    http://dominaelartedepescar.com/blog

    ResponderEliminar